Tópicos

» Treinamento 5 min

» Visão Geral
   » Funcionalidades
   » Boas Práticas do Robô
   » Configurações Mínimas
   » Dicas
   » Suporte Multi-Monitor
    Video TV UOL
    Video TV Record
   » Calendário do Mercado

» Top Hedger

» Cotações Internacionais

 Video-Aulas

 Video Promocional TG

» Abrindo pela 1ª vez

» Livro: Supersinais

» Gráficos

» Livro de Ofertas

» Menu Arquivo
   » Servidor DDE (Excel)
   » Barra de Botões Lateral
   » Negociação
       Video Negociação
      » Tela Compacta

» Menu Análise

» Menu Minha Carteira
   » Carteira de Ativos
    Video Carteira 1
    Video Carteira 2
    Video Carteira 3
    Video Carteira Tudo

» Ciborgue (Chart Trading)

» Roteamento de Ordens
   » Corretoras Credenciadas
   » Fazendo o Login
   » Simulador
   » Boleta de Ordens
   » Verificar Ordens & 
       Boleta Rápida

   » Stop Financeiro
   » Joystick
   » Planilha Robô
   » Planilhas Exemplo
   » Robô Gráfico
   » Link RSS Personalizado

» Net do Dia - Unibroker

» Tela OA
   » Importar Layout via ID

» Menu Desenhar
    Video Desenhar 1
    Video Desenhar 2
    Video Des. Tudo

» Menu Estudos
   » Auto Análise
    Video Auto Análise
   » Estudos Personalizados
    Video Est. Person.
   » Integração Externa

» Menu Estratégias
   » MLP: Manipulador de
             Lógicas Puláveis


» Menu Indicadores

» Menu Manutenção

» Menu Ajuda

» Tributação

Ajuda

Pesquisa: Qualquer palavra Frase exata

Código 71, Última Alteração 27/04/2013, 16ª Revisão, Nível Anterior

Integração Externa


Esta função está disponível no Trader Gráfico PRO e Trader Gráfico DMA.

Por ser um robô em potencial, o Trader Gráfico nas versões PRO e DMA possui uma função específica de vinculação de Estudos Personalizados com o módulo de Estratégias e com o TG Broker. Mas para alguns desenvolvedores a programação disponível dentro dos Estudos Personalizados (baseada em VB Script) possui alguns limites instransponíveis, principalmente quando o assunto está relacionado com variáveis globais e número de funções de programação (ambos limitados a 4 dentro dos Estudos Personalizados).

Se você entende que precisa de mais recursos para suas programações, então poderá utilizar a integração externa do Trader Gráfico para alimentar Estudos Personalizados específicos, próprios para interagir com sinais criados fora do sistema Trader Gráfico (ver o tópico Programação na parte de baixo desta ajuda). Antes de começarmos com as explicações técnicas, segue uma lista de possíveis aplicações para esta tecnologia:

  1. Vincular o Robô do Trader Gráfico a estudos complexos demais para serem programados como um estudo personalizado ou que precisem ter seu código fonte protegido (será necessário criar um aplicativo externo independente do Trader Gráfico).
  2. Distribuir um sinal de estratégia único para vários clientes protegendo o código fonte do sinal (como o Top Hedger, por exemplo).
  3. Criar um sistema onde uma operação, mesmo que manual, seja difundida entre vários clientes por meio da internet.
  4. Criação de sistemas paralelos de desenvolvimento de estudos com códigos protegidos, como já existe em softwares internacionais de operação de Forex (sistema de negociação de moedas estrangeiras), por exemplo.
É importante termos em mente que todo o desenvolvimento e programação externos ao Trader Gráfico, sua distribuição e captação de clientes é de responsabilidade do desenvolvedor interessado nesta integração. O Trader Gráfico, em hipótese alguma, ajudará no desenvolvimento de estudos ou na captação de clientes para esta integração. Nós nos limitamos a oferecer a ferramenta com as cotações em tempo real de Bovespa e/ou BM&F e pela execução das ordens via robô. Toda a parte desenvolvida fora do Trader Gráfico é de responsabilidade de seus desenvolvedores.

Limitações

Por ser uma integração com GRÁFICOS, há uma limitação de uso prático:
  • A menor escala de tempo dos sinais externos é limitada ao gráfico intraday de 1 minuto, logo o menor tempo gráfico para disparo dos sinais é de 1 minuto.

Integrações

É possível consultar as cotações e gráficos do Trader Gráfico para calcular os sinais de compra e venda externos, as informações disponíveis são:

  • Leitura dos gráficos intraday em arquivos texto.

    Todos os gráficos intraday ficam disponíveis para consulta em arquivos texto quando pelo menos um gráfico estiver aberto neles. Ao fazer a consulta é importante não bloquear este arquivo texto, pois isso poderá travar o gráfico que o utiliza.

    Os gráficos ficam salvos na pasta "Dados" dentro da pasta de instalação do Trader Gráfico, esta pasta é oculta no Windows. Há vários arquivos nesta pasta, mas os de intraday são formados pelo código do ativo, seguido pelo caracter "_" e do tempo gráfico em minutos correspondente. Exemplo, o gráfico de 5 minutos de PETR4 será formado por um arquivo de nome "PETR4_5" (não há extensão nestes arquivos e apenas gráficos intraday são salvos nesta pasta).

    Abaixo um exemplo (string única sem quebras de linha) do conteúdo de um arquivo chamado "WINM13_6" (6 minutos do mini Ibovespa Futuro WINM13):

    FUTURO DE IBOVESPA MINI 12-06-13 (BMF)|20130612? 201304170900|5351000|5346000|5352000|5318500|1016|291|1097980900|1@ 201304170906|5345500|5341000|5346000|5333000|624|229|666314400|1@

    O começo do arquivo possui uma descrição do ativo, essa descrição fica antes do caracter "?". Após este caracter teremos as barras guardadas entre os caracteres "@". Os campos que separam cada informação de uma barra são separados pelo caracter "|". A ordem das barras é da mais antiga para a mais recente, logo as barras mais recentes são adicionadas ao final do arquivo. A ordem dos campos de cada barra segue abaixo (Informação entre as "@". Os preços estarão multiplicados por 100):

    Data (formato AAAAMMDDHHMM) | Abertura | Fechamento | Máxima | Mínima | Volume | Nº Negócios | Volume R$ | Campo de verificação (deve ser ignorado)

  • Leitura de cotações em tempo real por meio do Servidor DDE, veja mais na ajuda desta função.

  • Gravação dos sinais de compra e venda para integração com os gráficos em arquivos texto:

    A única forma de enviar os sinais externos ao Trader Gráfico será gravando-os como arquivos texto dentro da pasta "Integra" que fica dentro da pasta de instalação do Trader Gráfico. Como esta pasta pode variar de local de cliente para cliente, é recomendável posicionar o seu aplicativo dentro desta mesma pasta para fazer a gravação dos arquivos. Os arquivos devem seguir um layout extremamente simples, como segue:

    Nome do Arquivo

    Identificado no código do estudo personalizado como Integra_C (para compras) ou Integra_V (para vendas). O nome deve ser formado pelo código do ativo em letras maiúsculas, seguido do caracter ".", do caractere que identifica se é compra ou venda ("C" para compra e "V" para venda), seguido do caracter "_" e, por último, da data no formato AAAAMMDDHHMM. A extensão do arquivo deve ser ".int".
    Exemplo: Sinal de compra em VALE5 para a barra as 11:03 do dia 03 de Maio de 2013 será VALE5.C_201305031103.int

    Conteúdo do Arquivo

    Identificado no código do estudo personalizado como Integra_PrC (para preço das compras) ou Integra_PrV (para preço das vendas). Embora possa parecer estranho, o conteúdo do arquivo é OPCIONAL. Se necessário pode ser guardado o valor da flecha dentro do conteúdo do arquivo (o valor deve ser multiplicado por 100, exemplo: 16,05 = 1605). Para que o Trader Gráfico utilize uma valor automático para as flechas basta colocar um texto neste conteúdo, como por exemplo a letra "A". Se for a intenção de passar o preço da flecha, apenas o valor numérico do preço (multiplicado por 100) deve constar do conteúdo do arquivo.


  • Local do Arquivo

    A partir da versão 5.5.368 é possível criar sub-pastas dentro da pasta "Integra" que fica na pasta de instalação do Trader Gráfico, como já foi citado acima. Normalmente o local desta pasta é:

    Meus Documentos/Trader Grafico/Integra/

    Para usar sub-pastas e permitir diversos robôs para o mesmo Ativo basta passar o parâmetro PastaIntegra dentro do código fonte, de preferência no começo da primeira linha. Este comando é OPCIONAL, se nada for declarado aqui a plataforma tentará ler os arquivos na pasta "Integra" raiz. Exemplo:

    Para ler os arquivos gravados em uma pasta nova - dentro da pasta "Integra" (o que é obrigatório) - chamada hipoteticamente de "Exemplo", é necessário criar esta pasta em Meus Documentos/Trader Grafico/Integra/Exemplo e depois declarar apenas o nome da pasta (e não o endereço completo) no código, desta forma:

    PastaIntegra = "Exemplo"

    Estudo Personalizado Exemplo

    Quem faz realmente a integração entre os arquivos texto que possuem os sinais de compra e venda e os gráficos é um estudo personalizado que deve ser programado para este fim. Este estudo personalizado será, então, vinculado ao Robô por meio de um gráfico determinado pelo desenvolvedor (como intraday de 1 minuto, por exemplo) e disparará as ordens de compra e venda sempre que um arquivo for gravado na pasta "Integra". Abaixo um exemplo de estudo personalizado que já vem com o Trader Gráfico, no menu Estudos > Estudos Personalizados > Categroria: Outros > Testa_Integra:

    Abaixo o código fonte da Linha1:

    If Integra_C = "X" Then
      Func = 2
      Flecha = Integra_PrC
    ElseIf Integra_V = "X" Then
      Func = - 2
      Flecha = Integra_PrV
    Else
      If L1_B = 2 Then
        Func = 1
      ElseIf L1_B = - 2 Then
        Func = - 1
      Else
        Func = L1_B
      End If
    End If

    Programação

    A integração funciona da seguinte forma, as barras dos gráficos intraday são identificadas pelo seu preço de abertura, sempre. Logo, a barra das 10:05 do dia 03/05/2013 (cuja primeira cotação será às 10:05:00) será identificada pela string 201305031005. Mesmo que o tempo gráfico seja o de 5 minutos ou o de 1 minuto, como ambos terão uma barra das 10:05 esta barra será válida. Já um sinal gravado para a barra das 10:01 não será aproveitado em um gráfico de 5 minutos, pois este gráfico só terá as barras das 10:00 e das 10:05. Neste caso o gráfico a ser usado deve ser o de 1 minuto.

    Quando um arquivo salvo na pasta "Integra" corresponder a uma barra do gráfico, as variáveis Integra_C (no caso de ser uma compra) ou Integra_V (no caso de uma venda) terão seus valores modificados para a string "X", por isso que no código acima existem códigos IF que só são verdadeiros quando estas funções possuem o valor "X". O valor destas variáveis quando não há sinal é a string "N".

    No exemplo acima as flechas que serão marcadas no gráfico estão sendo abatecidas pelos arquivos de integração externa, mas se estas linhas forem retiradas do código o estudo passará a pegar automaticamente o preço de fechamento das barras. Também é possível passar outros preços no código das flechas, como a abertura (fazendo um Flecha = Ab_A). As variáveis Integra_PrC (preço da compra) e Integra_PrV (preço da venda) são os valores contidos dentro dos arquivos de texto da pasta "Integra", se os valores não forem numéricos o fechamento da barra será automaticamente assumido pelo Trader Gráfico.

    Exemplo de gráfico abastecido com sinais externos por meio do estudo personalizado Testa_Integra (cada flecha de compra e venda visualizada neste gráfico representa um arquivo texto salvo na pasta "Integra" como explicado acima):