Tópicos

» Treinamento 5 min

» Visão Geral
   » Funcionalidades
   » Boas Práticas do Robô
   » Configurações Mínimas
   » Dicas
   » Suporte Multi-Monitor
    Video TV UOL
    Video TV Record
   » Calendário do Mercado

» Top Hedger

» Cotações Internacionais

 Video-Aulas

 Video Promocional TG

» Abrindo pela 1ª vez

» Livro: Supersinais

» Gráficos

» Livro de Ofertas

» Menu Arquivo
   » Servidor DDE (Excel)
   » Barra de Botões Lateral
   » Negociação
       Video Negociação
      » Tela Compacta

» Menu Análise

» Menu Minha Carteira
   » Carteira de Ativos
    Video Carteira 1
    Video Carteira 2
    Video Carteira 3
    Video Carteira Tudo

» Ciborgue (Chart Trading)

» Roteamento de Ordens
   » Corretoras Credenciadas
   » Fazendo o Login
   » Simulador
   » Boleta de Ordens
   » Verificar Ordens & 
       Boleta Rápida

   » Stop Financeiro
   » Joystick
   » Planilha Robô
   » Planilhas Exemplo
   » Robô Gráfico
   » Link RSS Personalizado

» Net do Dia - Unibroker

» Tela OA
   » Importar Layout via ID

» Menu Desenhar
    Video Desenhar 1
    Video Desenhar 2
    Video Des. Tudo

» Menu Estudos
   » Auto Análise
    Video Auto Análise
   » Estudos Personalizados
    Video Est. Person.
   » Integração Externa

» Menu Estratégias
   » MLP: Manipulador de
             Lógicas Puláveis


» Menu Indicadores

» Menu Manutenção

» Menu Ajuda

» Tributação

Ajuda

Pesquisa: Qualquer palavra Frase exata

Código 64, Última Alteração 10/08/2014, 21ª Revisão, Nível Anterior

Robô Gráfico


CUIDADO! ESTA FUNÇÃO EXECUTA ORDENS AUTOMATICAMENTE, LEIA ATENTAMENTE ESTE TÓPICO ANTES DE USÁ-LA!

Esta tela está disponível apenas para os clientes do Trader Gráfico PRO e DMA em tempo real (saiba mais clicando aqui).



No software Trader Gráfico PRO e DMA o Robô nativo (envia ordens automaticamente sem a intervenção humana e nem a necessidade do MS Excel ou outro aplicativo externo) fica disponível no menu Estratégias > Aplicar Estratégia (tecla F12) > na aba Alarme & Robô > no botão "Robô / Operação Automática - Config (PRO)".





Clicando no botão Robô / Operação Automática - Config (PRO) o investidor pode configurar o seu gráfico para disparar ordens para a Bolsa sempre que a estratégia marcar compra ou venda no gráfico. Estas ordens podem ser automáticas, ou seja, disparam imediatamente quando um sinal aparecer sem a confirmação manual do investidor (a confirmação é feita previamente quando a Assinatura Digital é fornecida), mas elas também podem apenas abrir uma boleta de ordem já preenchida para confirmação manual.

Algumas ressalvas devem ser feitas quanto à operação desta função robotizada:
  1. É preciso ter uma conta em uma das nossas Corretoras Parceiras e ter saldo/posição nesta conta para efetuar com sucesso o envio de ordens. Muitos erros no envio de ordens estão relacionados com a falta de dinheiro/limite na conta da corretora, portanto verifique isso antes de configurar o Robô.
  2. O Robô Gráfico, assim como a Planilha Robô, são totalmente configurados por você. Você decide qual estratégia usar, em qual ativo operar e quando ligar o robô. A configuração desta função deve ser conferida minuciosamente antes de iniciar a operação a fim de se evitar quaisquer erros que possam acarretar em prejuízos, pois eles são 100% de sua responsabilidade.
  3. Antes do Robô Gráfico funcionar é preciso abrir o Roteador - TG Broker e digitar o seu Login, Senha e Assinatura Digital da sua conta na corretora. Esta tela é segura e não armazena informações em seu computador, quando o Roteador for fechado todas as senhas serão apagadas e na próxima vez que for usar o Robô você deverá preenchê-las novamente.
  4. Uma vez o Robô ligado, não será possível trocar o Ativo/Tempo Gráfico de sua janela e um texto em laranja dentro da área de preço do gráfico indicará a operação. Para voltar a ter controle da tela desative o Robô (tecla F12, botão vermelho "Limpar Graf", como mostrado na figura acima).
  5. Se você salvar um layout com o Robô ativo, quando o layout for aberto o Robô estará desativado por medida de segurança, para que nenhuma ordem dispare durante o processo de configuração.
  6. Confira se você está no ativo, tempo gráfico e estratégia corretos antes de ativar o Robô!
  7. Após ligar cada Robô, minimize o Gráfico. Esta simples ação economiza MUITA memória do computador/cloud server e permite a operação com muitos Robôs (dezenas).
O Trader Gráfico permite a ativação de 1 Robô Gráfico por janela aberta. Desta forma, se você deixar 4 gráficos abertos na tela, poderá operar até 4 Robôs simultaneamente (não há limite máximo de gráficos no software, o limite é dado pela capacidade do seu computador). É necessário lembrar que todos eles farão uso do mesmo Roteador de Ordens, o que facilita a configuração e gerenciamento das posições/financeiro.

O Robô funciona de forma simples, sempre que uma flecha de compra ou venda de estratégia for disparada no gráfico uma ordem correspondente será enviada ao pregão. As flechas mudam de cor para amarelo (originalmente são Verde/Vermelha/Preta/Branca) sempre que uma ordem foi enviada a partir daquele sinal, com a palavra "Ordem" escrita ao lado da flecha. Se o flag de disparo imediato estiver incorretamente selecionado (na versão manual) ou se o estudo personalizado pessoal possuir algum erro de código de programação, o Trader Gráfico marcará uma flecha amarela no local onde a ordem foi disparada, mesmo que a flecha do estudo mude de lugar conforme o gráfico avança. O Trader Gráfico filtra e impede o envio de mais de uma ordem no mesmo sentido, sendo que, mesmo em condição de erro do configuração do Robô, o gráfico não fará o envio de duas ou mais ordens no mesmo sentido (compra ou venda). Se você ligar o Robô no meio de um sinal (a entrada já passou e você não notou), o gráfico percebe o erro, não faz a saída e te manda um e-mail de alerta quando esta aparecer, neste caso o gráfico segue ativo esperando a próxima entrada e nenhuma ação sua é necessária. Caso o disparo esteja corretamente configurado haverá a duplicação dos dados de execução da ordem escritos acima/abaixo da flecha (que ficará com a cor amarela quando uma ordem for disparada). Exemplo abaixo:



O Trader Gráfico não usa por padrão o preço escrito dentro das flechas do gráfico para enviar as ordens, mas é possível fazer este vínculo acionando o flag "Usar preço das Flechas de Compra/Venda nas ordens". Nesta ordem podem-se configurar os seguintes parâmetros:

  • Se o ativo negociado será o mesmo do gráfico ou se será outro. Em algumas situações, pode ser necessário analisar um ativo mas mandar ordens para outro (como mini-índice e índice cheio de Ibovespa Futuro/Dólar Futuro, ou ainda ações e opções).
  • A quantidade da ordem. Preste atenção ao Lote Mínimo do ativo que está sendo negociado, pois esta tela não faz a validação de lote.
  • O Trader Gráfico a partir da versão 5.2.33 (verifique a sua versão no menu Ajuda > Sobre) permite o Gerenciamento Inteligente de Ordens, ou seja, permite que você escolha um valor de ajuste da ordem de entrada diferente do valor de ajuste da ordem de saída. Isto serve para que você maximize os seus lucros, pois muitas vezes após o robô enviar uma ordem (seja de compra ou de venda) o preço oscila para cima e para baixo antes de a estratégia apontar uma saída. Isto quer dizer que na maioria das operações existia uma chance de você ter entrado melhor, mesmo que na hora de enviar a ordem de saída seja necessário o envio à mercado.
    Para este tipo de gerenciamento funcionar, o gráfico precisa cancelar a ordem de entrada caso no momento em que a ordem de saída for emitida a primeira ordem ainda esteja em aberto (comum quando você escolhe usar um ajuste negativo de entrada, estacionando a ordem no book de ofertas). Além disso, o gráfico deverá diminuir a quantidade da saída e cancelar a quantidade em aberto da entrada caso esta tenha sido apenas parcialmente executada. E, por fim, sempre que o gráfico gerenciar uma ordem de saída (executando parcial ou cancelando a operação) ele não deve desativar a estratégia, deixando o robô armado para a próxima entrada (mesmo que a desativação do robô por erros ou ordens rejeitadas esteja ativa). Sempre que uma ordem de saída for enviada em quantidade menor que a padrão ou for ignorada, um e-mail automático de aviso será enviado ao seu endereço eletrônico disponível no cadastro do Trader Gráfico (e também poderá ser mostrado dentro do seu Link RSS personalizado). Abaixo as situações que podem ocorrer quando o robô recebe uma ordem de saída com Gerenciamento Inteligente de Ordens:
    1. Consultar a ordem de entrada e cancelá-la se estiver totalmente aberta, ignorando a ordem de saída e mandando email de alerta.
    2. Consultar a ordem de entrada e cancelá-la parcialmente se estiver parcialmente executada, enviando ordem de saída na quantidade executada na entrada e mandando email de alerta.
    3. Consultar a ordem de entrada e não fazer nada se já estiver parcialmente cancelada, mas enviar a saída na quantidade executada na entrada e mandar email de alerta.
    4. Consultar a ordem de entrada e não fazer nada na entrada se já estiver totalmente executada e enviar ordem normal de saída, não envia email de alerta.
    5. Consultar a ordem de entrada e se ela estiver cancelada ou rejeitada, ignorar a ordem de saída e mandar email de alerta.
  • O preço AJUSTADO de envio da ordem. Cada estratégia requer uma forma de operar e o Trader Gráfico permite que o Robô mande as ordens a mercado (aquelas ajustadas com preço acima do necessário para agredir o mercado e executar imediatamente), ordens de preço exato (aquelas sem ajuste algum, o preço da flecha/mercado é o que vai na ordem) e ordens com preços melhores (com ajustes negativos, que fazem a ordem estacionar no livro de ofertas e aguardar a execução).
    As ordens a mercado devem possuir sempre ajuste de preço positivo. Seguem abaixo alguns valores de Ajuste recomendados para este tipo de ordem:
    • Índice Futuro e Mini-Índice Futuro de Ibovespa: 50
    • Dólar Futuro e Mini-Dólar Futuro: 2
    • Ações: 0,10
    • Opções: 0,05

    As ordens com ajuste ZERO ou NEGATIVO são aquelas que podem ficar estacionadas no livro de ofertas e não serem executadas. Neste caso, é possível ligar Timers de gerenciamento destas ordens que, de tantos em tantos minutos, verificam as ordens e as alteram para que sejam executadas, mesmo que em preços piores (evitando prejuízos ou posições "micadas"). Os ajustes dos Timers devem ser positivos, pois o objetivo é proteger a lógica de execução das ordens. A entrada e a saída da operação possuem configurações de Timer distintas, mas ambas permitem o controle do Limite Máximo de perda que você aceita para uma ordem estacionada no livro de ofertas, na prática isso funciona como um tipo de Stop Loss do Timer. Se você deixar o campo Limite Max em branco, esse controle não será utilizado e o tempo do Timer será o único gerenciamento da ordem aberta. Mas caso um valor de Limite Max seja configurado, ele controlará a partir do preço da ordem versus o preço do mercado a perda ocorrida até o momento, caso essa perda ultrapasse o Limite cadastrado a ordem é modificada no Ajuste do Timer para que seja executada e interrompa a operação de vez. Cuidado ao usar ajustes negativos para não colocar um Limite Max menor que o ajuste negativo, o que fará a ordem ser executada a mercado de imediato.
    Se uma ordem de entrada não for executada, a ordem de saída não será enviada e a ordem de entrada original será cancelada. Da mesma forma, se uma ordem de entrada for executada de forma parcial a ordem de saída será enviada apenas com a quantidade executada na entrada e o saldo da entrada será cancelado. Se a ordem de saída não executar, o Timer será a única forma de gerenciamento, portanto, em ajustes negativos ou Zero de saída é altamente recomendado ligar o Timer.
Não é recomendado operar ativos sem liquidez (com baixo volume diário de negócios) pelo Robô.

O Robô Gráfico pode ser usado simultaneamente com a Planilha Robô e ordens manuais. Desta forma, quaisquer regras que sejam necessárias à sua estratégia e que não façam parte desta tela de configuração devem ser programadas em aplicativo externo e vinculadas ao Roteador por meio da integração destinada ao Excel (mesmo que você utilize um aplicativo desenvolvido em outra linguagem).

O Robô Gráfico é um aplicativo de BAIXA FREQUÊNCIA e está Limitado a 70 envios de ordem por minuto. O que ultrapassar este número será ignorado pelo Robô até que o próximo minuto seja aberto. Em tempo, uma cesta de ordens é computada como apenas 1 envio, mesmo que ela contenha sozinha mais de 70 ordens.