Tópicos

» Treinamento 5 min

» Visão Geral
   » Funcionalidades
   » Boas Práticas do Robô
   » Configurações Mínimas
   » Dicas
   » Suporte Multi-Monitor
    Video TV UOL
    Video TV Record
   » Calendário do Mercado

» Top Hedger

» Cotações Internacionais

 Video-Aulas

 Video Promocional TG

» Abrindo pela 1ª vez

» Livro: Supersinais

» Gráficos

» Livro de Ofertas

» Menu Arquivo
   » Servidor DDE (Excel)
   » Barra de Botões Lateral
   » Negociação
       Video Negociação
      » Tela Compacta

» Menu Análise

» Menu Minha Carteira
   » Carteira de Ativos
    Video Carteira 1
    Video Carteira 2
    Video Carteira 3
    Video Carteira Tudo

» Ciborgue (Chart Trading)

» Roteamento de Ordens
   » Corretoras Credenciadas
   » Fazendo o Login
   » Simulador
   » Boleta de Ordens
   » Verificar Ordens & 
       Boleta Rápida

   » Stop Financeiro
   » Joystick
   » Planilha Robô
   » Planilhas Exemplo
   » Robô Gráfico
   » Link RSS Personalizado

» Net do Dia - Unibroker

» Tela OA
   » Importar Layout via ID

» Menu Desenhar
    Video Desenhar 1
    Video Desenhar 2
    Video Des. Tudo

» Menu Estudos
   » Auto Análise
    Video Auto Análise
   » Estudos Personalizados
    Video Est. Person.
   » Integração Externa

» Menu Estratégias
   » MLP: Manipulador de
             Lógicas Puláveis


» Menu Indicadores

» Menu Manutenção

» Menu Ajuda

» Tributação

Ajuda

Pesquisa: Qualquer palavra Frase exata

Código 18, Última Alteração 8/12/2011, 13ª Revisão, Nível Anterior

Gráficos


A operação dos gráficos no Trader Gráfico é intuitiva, os comandos abaixo, encontrados no topo dos gráficos, controlam as principais funções do programa:

  • O primeiro campo, preenchido na figura acima com "USIM5" (Usiminas PNA), deve receber o código do papel que você deseja ver. Ao começar a digitar um código o campo faz um "auto-preenchimento" com os papéis disponíveis. Usando as setas do teclado para cima e para baixo é possível escolher outros códigos de sintaxe parecida com a que você escreveu. Após escrever o nome do código, tecle ENTER para visualizá-lo no gráfico.
  • No caso de haver dúvidas sobre qual o nome do código a ser consultado, clique na interrogação ao lado (?) para abrir a tela de busca. Esta tela também pode ser aberta pelo comando F11.
  • O número de barras que é visto no gráfico é controlado pelo campo "Zoom", altere este campo e tecle ENTER para alterar o número de dias no gráfico. O Trader Gráfico traz o número de 200 dias como padrão, você pode alterar isto no menu Manutenção > Alterar número de dias padrão. Passando o mouse sobre o campo ZOOM você ativará a tela de comando de via mouse. A partir dela, você pode clicar na linha para arrastar o ZOOM do gráfico, pode escolher um intervalo de datas e clicar em OK ou pode clicar em "Usar Mouse" para selecionar diretamente no gráfico o ZOOM que deseja.
  • Gráfico Aux: A denominação Gráfico Aux identifica os Gráficos Auxiliares, ou seja, onde são traçados osciladores e rastreadores de tendência, eles não são gráficos de preço. No Trader Gráfico é possível utilizar até 3 Gráficos Auxiliares, na horizontal ou vertical. As opções dentro desta caixa de seleção são as seguintes:
    • Livro de Ofertas: Abre o Livro de Ofertas em tempo real junto com o gráfico (apenas para clientes Turbo ou PRO).
    • Invisível: Desativa os gráficos auxiliares.
    • Pequeno ou Médio ou Grande: Ativa apenas 1 gráfico auxiliar abaixo do gráfico principal de preço, conforme imagem abaixo:
    • 2 Graf Horizontal: Ativa 2 gráficos auxiliares abaixo do gráfico principal de preço, conforme imagem abaixo:
    • 3 Graf Horizontal: Ativa 3 gráficos auxiliares abaixo do gráfico principal de preço, conforme imagem abaixo:
    • 2 Graf Vertical: Ativa 2 gráficos auxiliares à direita do gráfico principal de preço, conforme imagem abaixo:
    • 3 Graf Vertical: Ativa 3 gráficos auxiliares à direita do gráfico principal de preço, conforme imagem abaixo:
  • Período: Monta gráficos de acordo com a periodicidade escolhida. Ele pode ser Intraday, Diário, Semanal ou Mensal. No caso do período escolhido ser Intraday, o programa pedirá para que a periodicidade dentro do dia seja escolhida em minutos, pode ser utilizado qualquer valor entre 1 e 120 minutos (o Trader Gráfico Clássico não possui gráficos intraday). Uma forma rápida de trocar os tempos gráficos e digitar o número dos minutos dentro do gráfico e dar ENTER, por exemplo, para acessar o gráfico de 5 minutos, basta digitar "5" dentro do gráfico e dar ENTER. Para voltar ao diário, digite "d" e tecle ENTER. Da mesma forma, semanal é "s" e mensal é "m".

    Por exemplo, um gráfico Diário mostra barras ou candles únicos para cada dia, a Abertura, Fechamento, Máxima e Mínima são as do dia. Já em um gráfico Intraday de 60 minutos, cada barra ou candle traduz o movimento de apenas 60 minutos. Isto quer dizer que para cada barra ou candle traçado no gráfico Diário são traçadas 7 barras ou candles no gráficos Intraday de 60 minutos (o pregão possui 7 horas), ou ainda 420 barras ou candles em um gráfico Intraday de 1 minuto, conforme imagem abaixo:

    O gráfico acima, com 420 candles de 1 minuto, corresponde a apenas 1 dia de negociação.
  • Os Tipos de Gráficos mostram os preços de 3 formas distintas, são elas:
    • Barra: O pequeno traço à esquerda marca o preço de Abertura, o pequeno traço à direita marca o preço de Fechamento, a reta vertical marca o preço Máximo no seu topo e o preço Mínimo no seu fundo.
    • Candle: Este tipo de figura é, em parte, parecido com a barra, a diferença é que os preços de Abertura e Fechamento são diferenciados pela cor da figura. No passado, quando os monitores de computador eram monocromáticos utilizava-se a cor branca para candle de alta, onde o Fechamento é maior que a Abertura e a cor preta para o inverso, o de baixa. Atualmente é mais comum utilizar verde para alta e vermelho para baixa, mas é possível escolher as suas próprias cores no Trader Gráfico, para isto basta selecioná-las nas caixas de seleção do topo do gráfico "Cor na Alta" e "Cor na Baixa".
    • Linha: Já o gráfico de linha apenas une os preços de Fechamento de vários dias.
  • Volume: O gráfico de Volume, pode ou não ficar fixo abaixo do gráfico de preço, pode ser alternado entre Nº de Negócios, Volume em Quantidade de Papel Negociado (utilizado nos estudos técnicos), Volume em R$ ou Sem Volume - para desligar o volume do gráfico.